Saiba tudo sobre Reconstrução capilar


Se você já foi impedida na cadeira do salão de beleza pelo cabeleireiro de colorir, descolorir, alisar ou qualquer outro tratamento químico para os seus cabelos porque eles estavam muito danificados e não iriam resistir, você sabe o que é frustração de verdade. Mas, os melhores profissionais sempre irão barrar qualquer tratamento se eles souberem que seus fios não irão resistir, e eles estão corretíssimos.

Mas será que está tudo perdido, então?
A resposta é não. Sempre é possível trazer a vida de volta aos cabelos com um bom tratamento de reconstrução capilar, antes de fazer o tratamento químico que você queria.

A reconstrução capilar nada mais é do que um tratamento que vai devolver as propriedades estruturais do cabelo ao repor massa no interior dos fios com fissuras causadas por agentes químicos (tratamentos realizados anteriormente sem os devidos cuidados), mecânicos (uso constante da prancha e secador sem proteção térmica) e naturais (sol, mar, piscina, poluição, etc).

Cabe lembrar que a reconstrução capilar não é a mesma coisa que hidratação, afinal a reconstrução ou reparação serve para reestruturar o interior dos fios com proteínas (principalmente a queratina), e a hidratação serve para repor a água e as vitaminas dos fios. Também não é a mesma coisa que nutrição, pois este se trata de um procedimento para repor lipídeos (óleos) nos fios.

Como identifico se meus cabelos precisam de reconstrução?
Se não é visível ou você não consegue identificar se os seus cabelos estão danificados, existe um pequeno teste que pode te ajudar a descobrir: é possível que se realize um teste de porosidade para verificar o quão poroso está o seu cabelo. Este teste consiste em colocar um fio de cabelo em um copo d’água e esperar por uns 10 minutinhos; se o fio de cabelo afundar até o fim no copo, significa que está muito poroso e você precisa mesmo de um tratamento de reconstrução para fechar as cutículas.

Você só precisa montar um bom cronograma capilar de acordo com as necessidades específicas do seu cabelo: cabelos normais necessitam de máscara reconstrutora apenas uma vez por semana no máximo, e mais hidratação para manter os fios saudáveis, mas no caso de um cabelo danificado, é preciso mais reconstruções e nutrições durante a semana, para repor a massa perdida. Paciência e disciplina é a chave do sucesso aqui.

E para acelerar ainda mais o processo de recuperação das madeixas, é possível utilizar óleos e silicones nos fios para formar uma capa protetora antes da aplicação do shampoo. Ou então diminuir a frequência de lavagem dos cabelos para no máximo 3 vezes por semana, além de deixar de lado o secador e a prancha por uns tempos.

Mas caso os seus cabelos estejam muito danificados, é melhor considerar uma reconstrução capilar profissional.

Deixe o seu comentário

Carrinho de compras