Descubra as diferenças entre a cor e a função de cada argila

1. Argila Verde

Não é novidade que a argila agrega propriedades minerais que trazem benefícios para o corpo, rosto e até cabelos. Cada tipo tem sua particularidade: a argila verde é uma das mais procuradas para tratamentos estéticos, atuando como peelingnatural com a remoção de células mortas da pele.

Sua forte ação detox combate naturalmente o aparecimento de cravos e espinhas. Tem características capazes de remover o excesso de impurezas, toxinas e oleosidade da pele, fazendo desaparecer aquele brilho excessivo. “A argila verde ameniza a acne e melhora a textura da derme, deixando-a revigorada e hidratada”.

Benefícios para a pele

A argila verde é considerada multifuncional porque pode ser usada tanto em tratamentos faciais quanto corporais, já que ativa a circulação e atua como agente anti-inflamatório. No rosto, ela controla oleosidade, diminuindo o aparecimento da acne. Além disso, contribui com a nutrição da pele repondo minerais essenciais.

No corpo, a argila verde é usada para tratamento da celulite porque ajuda a ativar a circulação sanguínea. Pode atuar, ainda, como coadjuvante no tratamento de gordura localizada, desintoxicando o organismo para receber melhor ativos lipolíticos, por exemplo.

Saúde do couro cabeludo

Dermatologista, informa que a argila verde também é usada como método terapêutico em cuidados com o couro cabeludo. “Devido às propriedades ativadoras da circulação e anti-inflamatórias, a argila verde ajuda na circulação e oxigenação dos folículos pilosos no couro cabeludo, além de ajudar nas doenças como dermatites”, explica.

A aplicação da argila no couro cabeludo, além de controlar o sebo, previne a queda dos cabelos e até mesmo auxilia no crescimento de fios mais fortes e saudáveis. “A argila verde é um esfoliante natural do couro cabeludo. Sua ação remove as células mortas tratando a caspa”, afirma a esteticista cosmetóloga

2. Argila Branca

Assim como a argila verde, todos os tipos de argilas, em suas mais variadas cores, trazem em suas fórmulas nutrientes benéficos para a saúde da pele e dos cabelos, cada uma com a sua função. Ela promete revitalizar a pele, ajudar a clarear manchas, suavizar e cicatrizar, além de ajudar a reduzir inflamações. Ajuda também a renovar a pele, já que faz uma leve esfoliação, remove a oleosidade sem desidratar a pele e absorve toxinas e impurezas. Além de tirar manchas, amenizar a oleosidade, eliminar acnes e rugas da nossa pele, entre outras coisas, a argila branca ainda faz muito bem às madeixas, deixando-as hidratadas e bem nutridas.

Como usar argila branca para clarear a pele rosto, axila, virilha e etc…

No geral, as Argilas trazem diversos benefícios, dentre eles:

  • Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele.
  • Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo.
  • Absorve toxinas e impurezas.
  • Promove a reconstituição dos tecidos.
  • Faz desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal.
  • Estimula o crescimento dos fios, pois atua na circulação.
  • Elimina a oleosidade da pele e cabelo.
  • Elimina bactérias e tem efeito calmante.
  • Suaviza e amacia a pele.

2. Argila vermelha

A máscara facial de argila vermelha é um potente ativo mineral rico em ferro e cobre, propriedades indispensáveis na respiração celular. Sua principal característica é ser extremamente suave. O resultado é uma pele revitalizada, com viço e luminosidade, sem oleosidade e macia. O uso gradual ajuda amenizar as linhas de expressão.

A argila vermelha é uma argila rica em hematite, muito rica em ferro (fórmula Fe2O3). A hematite é uma molécula importante para a oxigenação das células, contribuindo para uma pele visivelmente mais equilibrada. É um ingrediente indispensável em tratamentos de antienvelhecimento, pois contribui para intensificar a renovação celular das camadas superficiais da pele, aumentar a elasticidade da pele e a microcirculação, é energizante e suavizante.

Mais tecnicamente, sua composição compreende SiO2, Fe203, CaO, P205, Ai203, Na2O, TiO2, MgO e K2O.

3. Argila rosa

A argila rosa é uma das mais utilizadas nos tratamentos de beleza. Ela é a mistura da argila vermelha com a branca, agregando o que existe de melhor na argila vermelha com a suavidade da branca, resultando em uma argila suave, indicada para peles mais sensíveis e delicadas.

Resultante entre uma mistura de argila branca com vermelha, a argila rosa é mais suave que as outras, e por isso é bastante indicada para aquelas peles que são delicadas e apresentam uma sensibilidade alta, além de poder ser utilizada todos os dias, pois por ser suave não acaba ressecando a pele. O nutriente mais presente na mesma é o ferro, e entre suas principais ações estéticas ela é suavizante, cicatrizante e também desinfetante, além de possuir aquelas três características básicas de todas as argilas: adsorção, absorção e liberação.É muito boa para aplicação facial, corporal ou capilar. Ela fornece vários minerais necessários para que o brilho natural do cabelo e da pele se desenvolvam ao mesmo tempo em que absorve e elimina todas as toxinas e excesso de oleosidade. Em resultado, a região onde a argila rosa é aplicada acaba ficando mais macia e sedosa.

Outros benefícios da argila rosa

  • Promove a eliminação de toxinas e outras impurezas;
  • Quando aplicada no cabelo ela atua na circulação, estimulando e facilitando o crescimento dos fios;
  • É maravilhosa para a desintoxicação metabólica, seja ela corporal, facial ou capilar.
  • Elimina em altos índices a oleosidade, tanto do cabelo como da pele;
  • Amacia e suaviza a pele;
  • Apresenta efeito calmante;
  • Melhora o funcionamento das nossas funções imunológicas;
  • Elimina as bactérias presentes na pele e no couro cabeludo;
  • Apresenta maravilhosas funções antissépticas;
  • Auxilia no combate aos radicais livres;
  • Ajuda na drenagem e queima de celulites e gorduras localizadas;
  • Hidrata e retarda o envelhecimento da pele.

4. Argila cinza

A argila cinza é rica em titânio, silício e alumínio. É a argila com pH mais alcalino.

Tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, esfolia a pele e controla a oleosidade graças ao titânio, ajudando no combate à acne. É também conhecido por eliminar manchas (tem efeito clareador da pele) e por ser rico em antioxidantes que combatem radicais livres, portanto ajuda a rejuvenescer a pele e deixá-la lisa e sedosa. Também se mostra eficaz contra olheiras e varizes.

Para o cabelo, a argila cinza tem propriedades de limpeza profunda, por causa do seu PH. Além disso, é eficiente aplicar antes de realizar algum tratamento, pois o cabelo absorverá melhor o tratamento. Assim como a argila preta, estimula o crescimento capilar graças a oligoelementos fundamentais para fortificar o cabelo. Seus antioxidantes ajudam a prevenir cabelo branco.

Basta colocar a quantidade desejada de argila no recipiente e acrescentar a água mineral ou termal, o chá desejado ou o leite, aos poucos. Mexa com um pincel. A mistura não deve ficar nem muito líquida, nem muito grossa. Se ficar líquida, adicione um pouco mais de argila. Se ficar grossa demais, adicione um pouco mais do líquido desejado. Aplique na pele limpa e seca com o pincel e deixe agir de vinte a trinta minutos. Enxague com água fria e aplique um hidratante ou algum óleo natural.

5. Argila dourada ou amarela

A argila amarela é recomendada para peles mais enrugadas, maduras e desvitalizadas, por ser cheia de elementos responsáveis pela formação da base de colágeno, aumentar a elasticidade da pele, combater e retardar o envelhecimento, reduzindo rugas e inflamações, ela tem ainda efeito tensor, ou seja, ajuda a combater a flacidez cutânea.

rica em elementos responsáveis pela formação da base de colágeno, a argila amarela aumenta a elasticidade da pele, combate e retarda o envelhecimento, tem efeito tensor (ou seja, ajuda a combater a flacidez cutânea), além de reduzir rugas e inflamações. Excelente para peles maduras, desvitalizadas.

6. Argila preta

A argila preta é um ingrediente rico em silício, alumínio e titânio, componentes que juntos possuem um alto poder rejuvenescedor. A preta é a mais nobre dentre todas as argilas, já que ela é extraída de lama vulcânica, o que a torna bastante rara. Ela também Tem ação anti-inflamatória, antiestressante, rejuvenescedora e estimulante. É comumente usada no tratamento de doenças como artrite e artrose.

Há algum tempo, a argila preta vem sendo usada em tratamentos estéticos que prometem remover células mortas, fechar os poros, iluminar a pele e deixá-la lisinha. Ela também pode ser usada nos cabelos, eliminando as toxinas no couro cabeludo e melhorando a circulação sanguínea, o que ajuda a acelerar o crescimento dos fios. Veja a seguir como usar a argila preta no rosto e nos cabelos.

7. Argila marrom

Existem vários tipos diferentes de argilas utilizadas no tratamento estético. Branca, vermelha, rosa, verde, cinza, preta e dourada. A granulometria de suas partículas é bem pequena, por isso ela é bem procurada para os tratamentos de beleza. Além do alto teor de alumínio, a argila marrom também apresenta em sua constituição um alto índice de sílica – que ajuda o tecido a se ligar melhor à água – e titânio – melhora a circulação e o metabolismo celular –, e um baixo índice de ferro.

Além do já conhecido efeito rejuvenescedor sob o nosso tecido, a argila marrom também se apresenta maravilhosa no combate à acne. Ela pode ser utilizada no rosto, no corpo inteiro e também no cabelo. Ela é ótima para peles e cabelos oleosos e ajuda o cabelo a crescer mais rápido, além de hidratá-lo profundamente. Além da máscara de argila, você também pode misturar uma pequena quantidade do pó (peneirado) em seu shampoo ou sabonete líquido, para usufruir diariamente dos benefícios da argila.

Cuidado!

Quando for utilizar uma máscara de argila, seja qual for o tipo ou a cor dela, ou qual for a parte do corpo escolhida para o tratamento, dê preferência ao turno da noite para a aplicação. Pois os componentes da argila, quando em contato com os raios de sol, podem trazer efeitos bastante agressivos à pele.

Deixe o seu comentário

Carrinho de compras