Como usar o secador e a chapinha corretamente

Apesar de parecer simples ou algo que qualquer pessoa pode fazer, é preciso muito cuidado antes de lidar com altas temperaturas diretamente nos fios, pois este processo pode ressecar os cabelos, fazer com que o temido frizz apareça ou até mesmo causar o aparecimento de pontas duplas, culminando com a quebra dos fios. Por isso, vamos listar agora alguns cuidados básicos para se tomar sempre antes de utilizar o secador ou a chapinha.

Usando o secador corretamente
Primeiramente, é essencial a proteção dos cabelos antes de expô-los a altas temperaturas. O uso de produtos pós-lavagem que ofereçam proteção térmica é a melhor forma de proteger os fios antes de iniciar o uso do secador. Aplique o protetor térmico com os cabelos ainda úmidos, espalhando bem por toda a extensão do cabelo para que seus fios e até mesmo o couro cabeludo estejam protegidos.

O segundo passo é secar os cabelos ainda úmidos. Não se deve esperar os cabelos estarem praticamente secos para finalizar a secagem com o uso do secador, pois isso favorece o aparecimento do frizz ao abrir as cutículas dos fios mais do que o necessário. O ideal é lavar, tirar o excesso de água com a toalha e já partir para o uso do secador.

O terceiro passo importante é tomar cuidado durante o uso do secador para não jogar vento quente em excesso na raiz dos cabelos. O calor excessivo diretamente no couro cabeludo estimula a produção de sebo, fazendo com que os fios fiquem com aquele aspecto pesado de oleosidade mesmo após terem sido lavados. É o mesmo princípio do porquê não devemos lavar os cabelos com água quente.

E por fim, sempre finalize a secagem com um jato de ar frio por toda a extensão dos fios. Esse ventinho frio de final vai ajudar a manter as cutículas dos fios mais fechadas, fazendo com que além de segurar a hidratação por mais tempo, também evite que o frizz apareça.

Usando a chapinha corretamente
Assim como com o uso do secador, é sempre bom aplicar proteção térmica nos fios antes de prancha-los, principalmente nas pontas. A nossa recomendação é o uso do Termic Gloss para que os fios fiquem perfeitamente protegidos das altas temperaturas.

O segundo passo é ajustar a temperatura de sua prancha de forma que ela não fique quente demais ou fria demais. Alguns modelos de prancha oferecem temperaturas que ultrapassam os 200°C, mas o recomendado para quem usa a chapinha com frequência nos fios é que não ultrapasse os 180°C para não queimar os cabelos e fazer com que eles se quebrem.

Em contrapartida, se a prancha estiver com uma temperatura abaixo de 180°C isso exigirá que ela seja passada mais vezes em cada mecha, causando ressecamento aos fios e o aparecimento do frizz. Outra coisa que causa este mesmo efeito é pranchar mechas de cabelo mais grossas na tentativa de terminar logo o alisamento. O ideal é que se pranche mechas finas com umas 3 passadas da chapinha por mecha no máximo.

O terceiro passo é sempre deslizar a chapinha pelo comprimento dos cabelos, não deixando que o calor aja em excesso em determinadas partes dos fios, o que além de queimar os fios também vai deixar o cabelo marcado. E para finalizar, não prenda os cabelos logo após o término do alisamento, enquanto o cabelo ainda estiver quente. Isso porque qualquer coisa que faça pressão nos fios acabará deixando-os marcados e estragando o seu trabalho.

Duas coisas também devem ser levadas em consideração se você não dispensa o uso da chapinha:

– Nunca pranche os cabelos sujos ou cheios de produtos, pois a alta temperatura da prancha pode fazer com que a sujeira e estes resíduos de cremes, leave-ins, etc sejam incorporados aos fios, deixando-os mais oleosos e fragilizados. Além disso, há a possibilidade de tostar os cabelos, literalmente! Por isso sempre pranche cabelos limpos e secos!

– Evite o uso da chapinha diariamente, pois mesmo com uma proteção térmica excelente e todos os cuidados certinhos, ainda existe a possibilidade dos cabelos se quebrarem com a fragilidade causada pela alta temperatura e os movimentos de pranchar contínuos.

Hidratação é fundamental
Se você é adepta do uso do secador e da chapinha regularmente, também é imprescindível que se torne adepta do uso do cronograma capilar, principalmente da hidratação nos fios pelo menos uma vez por semana, para evitar que seus cabelos fiquem ressecados e sem vida.

Deixe o seu comentário

Carrinho de compras